Finalmente! BRT de Cuiabá e Várzea Grande Sai do Papel com Contrato Milionário!
Prepare-se para uma transformação no transporte público de Cuiabá e Várzea Grande! O Governo de Mato Grosso acaba de dar um passo crucial para a conclusão do tão aguardado BRT (Ônibus de Transporte Rápido). Nesta quinta-feira (10), foi lançado o primeiro processo de contratação pública, com o edital sendo divulgado no Diário Oficial do Estado.
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O Que Esperar do Novo BRT?
Um investimento de peso: R$ 121,3 milhões! Esse valor robusto cobrirá não apenas a finalização das obras, mas também a instalação de iluminação pública e o embelezamento da região com serviços de paisagismo.
- Processo Seletivo Inovador: A escolha da empresa responsável será feita por meio de dispensa eletrônica, no dia 30 de abril, garantindo transparência e agilidade.
- Menor Preço, Maior Benefício: A empresa vencedora será aquela que apresentar o menor valor, mas não se engane, a qualidade não será comprometida! Além da execução das obras, a empresa também será responsável pela elaboração dos projetos básicos e executivos.
- Agilidade na Entrega: A expectativa é que as obras sejam concluídas em até 180 dias após a assinatura do contrato.
Etapas da Construção
- Trecho Várzea Grande – CPA: A prioridade é a conclusão deste trecho, abrangendo desde a finalização dos serviços em Várzea Grande até a implantação da infraestrutura em Cuiabá, da ponte Júlio Müller até a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda).
- Trecho Coxipó – Centro de Cuiabá: Em um futuro próximo, um novo processo de contratação será aberto para este trecho, que inclui a construção de estações, terminais e outros serviços essenciais.
Enquanto isso, o Consórcio BRT, atual responsável pelas obras, continua trabalhando na Avenida da FEB (Várzea Grande) e na Avenida do CPA (Cuiabá), com prazo de 150 dias para a conclusão dos serviços, conforme o acordo firmado com o Governo do Estado.
Um Passado Conturbado: A Saga do VLT
Vale lembrar que esta não é a primeira tentativa de modernizar o transporte público na região. O projeto original era a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), idealizado para a Copa do Mundo de 2014. No entanto, as obras foram marcadas por corrupção, entraves judiciais e um custo superior a R$ 1 bilhão aos cofres públicos.
Em 2018, o governo rompeu o contrato com o consórcio VLT e, posteriormente, optou por substituir o modal pelo BRT, na esperança de finalmente entregar um sistema de transporte eficiente e moderno para a população.
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