Alerta Urgente em Rio Branco: Abastecimento de Água Ameaçado!
Você não vai acreditar no que está acontecendo com o abastecimento de água em Rio Branco! A Estação de Tratamento de Água I (ETA I) sofreu mais uma paralisação, impactando o dia a dia de milhares de moradores. Prepare-se para entender os detalhes dessa crise hídrica.
O que Aconteceu?
Na última sexta-feira, dia 18, a ETA I paralisou suas atividades devido ao acúmulo de balseiros próximos à bomba de captação no Rio Acre. A situação é tão grave que a captação na ETA II também está comprometida, afetando o abastecimento no Segundo Distrito e em parte do Primeiro Distrito.
Para você ter uma ideia da dimensão do problema, o nível do Rio Acre subiu de 7,41 metros na terça-feira para 10,68 metros nesta sexta! Essa elevação trouxe à tona uma grande quantidade de detritos que prejudicam o funcionamento da ETA I.
Impacto na População
- Em março, cerca de 300 mil moradores ficaram sem água devido à paralisação das duas estações de tratamento.
- A turbidez da água tem dificultado o tratamento, agravando ainda mais a situação.
- Equipes do Deracre estão trabalhando para remover os balseiros, mas a forte correnteza dificulta os trabalhos.
Crise Hídrica Persistente
Infelizmente, este não é um problema novo. O sistema de abastecimento de água da capital tem enfrentado diversas falhas nos últimos anos. A ETA II, responsável por abastecer grande parte da cidade, já sofreu com o desabamento de parte de sua estrutura devido a erosões.
Investimentos e Soluções
A boa notícia é que o governo federal anunciou o envio de recursos para a aquisição de bombas e para a reconstrução das estações de tratamento. No entanto, a população continua sofrendo com a falta de água.
O que Esperar?
As autoridades estão se esforçando para normalizar o abastecimento o mais rápido possível. Enquanto isso, é fundamental economizar água e estar atento às informações divulgadas pelo Saerb.
Fique por Dentro!
- Acompanhe as notícias para saber quando o abastecimento será normalizado.
- Economize água para ajudar a minimizar os impactos da crise.
- Compartilhe esta informação para que mais pessoas fiquem cientes da situação!
A situação em Rio Branco é preocupante, mas com informação e colaboração, podemos superar essa crise hídrica!