😱 Um brasileiro no adeus ao Papa Francisco: você não vai acreditar onde ele estava!
O mundo se despediu do Papa Francisco, e um brasileiro teve um lugar especial nessa história. Hallison Parro, um padre de 37 anos de São José do Rio Preto (SP), que está fazendo seu doutorado em Roma, participou do velório do Papa Francisco. Quer saber como foi essa experiência única? Continue lendo!
A trajetória de Hallison Parro
- Origem: São José do Rio Preto (SP)
- Onde está agora: Roma, cursando doutorado
- O que fez: Participou do velório do Papa Francisco
Hallison mora em Roma desde agosto de 2024, onde está fazendo mestrado em teologia bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana. Ele já tinha morado na capital italiana entre 2016 e 2019, também para fazer mestrado.
O momento da notícia
Hallison conta que soube da morte do Papa em uma viagem de trem, voltando de Pádua. A notícia pegou a todos de surpresa.
“Eu tinha ido atender a umas confissões e ajudar um padre na cidade de Santo Antônio. Quando estávamos voltando, perto de Firenze, recebi a notícia e foi uma verdadeira surpresa.”
Os rituais de despedida
Em um vídeo emocionante gravado em frente à Basílica de São Pedro, Hallison explicou como funcionam os rituais de despedida, conduzidos por sacerdotes e cardeais antes do sepultamento.
O dia a dia em Roma
Atualmente, Hallison vive no Pontifício Colégio Pio Brasileiro, um lugar que abriga 106 padres brasileiros que estudam na Itália. Ele relata que é comum ver cardeais brasileiros no colégio, e que todos estão sempre orando pelo Papa na Basílica de São Pedro.
Além de sua formação religiosa, Hallison é licenciado em letras, especialista em filosofia e tem formação em teologia.
Os últimos momentos
Neste sábado, Hallison e seus colegas do colégio se despedem do Papa Francisco. Ele explicou que, devido à morte do Papa, os alunos foram dispensados, e a cidade está cheia de turistas por causa dos feriados e do aniversário de Roma.
Canonização suspensa
A canonização do beato Carlo Acutis, que aconteceria no domingo, foi suspensa devido ao luto. A cerimônia esperava cerca de 120 mil pessoas, incluindo 2 mil adolescentes de Pádua.
Tradições da Igreja Católica
- Novendiales: Missas celebradas por nove dias consecutivos em luto e oração.
- Ordem das Exéquias do Sumo Pontífice: Livro litúrgico que guia as cerimônias fúnebres.
O legado de Francisco
O Papa Francisco pediu para ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em vez da Basílica de São Pedro. Ele faleceu aos 88 anos, após 12 anos à frente da Igreja Católica.
Governo temporário
Com a morte do Papa, a Igreja passa por um governo temporário, onde parte dos religiosos perde suas funções e as decisões urgentes ficam a cargo do Colégio dos Cardeais.
Não perca nenhum detalhe dessa história emocionante! Compartilhe e deixe seu comentário.