Alckmin Anuncia: Plano Safra Turbinado Vem Aí! Prepare-se para Mais Crédito no Agro!
O governo federal está preparando um Plano Safra 2025/2026 que promete injetar ainda mais recursos no campo! O anúncio foi feito pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, neste domingo (27), durante a Agrishow. A expectativa é que o volume de crédito seja superior ao do ano passado, impulsionando o setor agropecuário brasileiro.
O Desafio dos Juros Altos
No entanto, Alckmin ressaltou que, para viabilizar esse aumento no crédito, será necessário um esforço adicional para equalizar os juros, que atualmente estão em alta. A taxa básica de juros, a Selic, está em 14,25%, o que encarece o acesso ao financiamento para os produtores.
O pacote completo do Plano Safra, que define as regras e condições para o financiamento da agropecuária, deve ser divulgado no meio do ano. No ciclo 2024/2025, foram destinados R$ 400,5 bilhões para a agricultura empresarial, um aumento significativo em relação ao ciclo anterior.
Perspectivas para o Futuro
Apesar do cenário desafiador, Alckmin se mostrou otimista, destacando a recente queda do dólar como um fator que pode contribuir para a redução da inflação e, consequentemente, dos juros.
“Nós vamos trabalhar para ter o aumento do valor do Plano Safra e ele certamente vai exigir uma equalização maior em razão do aumento da taxa Selic”, afirmou Alckmin.
Investimento em Inovação
Além do Plano Safra, Alckmin anunciou um pacote de R$ 80 bilhões do BNDES para investimentos em inovação no setor, com juros de apenas 4% ao ano, através do Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover). O objetivo é estimular a produção de energia renovável e a eficiência energética no campo.
Fique por Dentro!
Continue acompanhando as notícias para saber mais sobre o Plano Safra 2025/2026 e as novidades para o agronegócio brasileiro!
Leia também: Mais notícias da Agrishow 2025