🔥 Acre Surpreende: Queimadas Despencam Quase 100% em 2025! Entenda o Milagre! 🔥

Uma reviravolta impressionante! O estado do Acre testemunhou uma redução drástica nas queimadas nos primeiros meses de 2025. Mas o que explica essa mudança radical? Prepare-se para descobrir!

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a queda é de quase 100% em comparação com o ano anterior. Um alívio para a Amazônia e para a saúde de todos!

Os Números Não Mentem:

  • Segundo semestre de 2024: 8.551 focos de queimadas
  • Primeiro quadrimestre de 2025: Apenas 43 focos!
  • Redução impressionante: 99,5%!

Essa diminuição coincide com o período de chuvas intensas no Acre, o famoso inverno amazônico. Será que a natureza deu uma força?

Mas Nem Tudo São Flores…

Apesar da boa notícia, o início de 2025 registrou um recorde histórico de focos de calor em janeiro. E, historicamente, o período de queimadas volta a aumentar no verão amazônico.

O Impacto das Enchentes

As fortes chuvas que ajudaram a diminuir as queimadas também causaram estragos. Dez municípios do Acre decretaram estado de emergência devido às inundações.

Ranking de Poluição no Acre em 2024

E não para por aí! Em 2024, cinco cidades do Acre figuraram entre as mais poluídas do Brasil, segundo a IQ Air. A poluição foi causada pelas queimadas do ano anterior:

  1. Porto Velho (RO) – 29,5 µg/m³
  2. Sena Madureira (AC) – 27.3 µg/m³
  3. Rio Branco (AC) – 23.6 µg/m³
  4. Osasco (SP) – 22,1 µg/m³
  5. Rio Claro (SP) – 20,8 µg/m³
  6. Ribeirão Preto (SP) – 19,9 µg/m³
  7. Carapicuiba (SP) – 19,4 µg/m³
  8. Xapuri (AC) – 19,1 µg/m³
  9. Manoel Urbano (AC) – 18,7 µg/m³
  10. Santa Rosa do Purus (AC) – 18,7 µg/m³

O Alerta da SOS Amazônia

Hugo Monteiro, geógrafo da ONG SOS Amazônia, alerta para os perigos das queimadas, mesmo com a queda no desmatamento. Afinal, o fogo impede a recuperação das árvores.

A redução das queimadas no Acre é um sinal de esperança, mas a luta pela preservação da Amazônia continua! Fique de olho nas próximas atualizações.

O que podemos esperar para os próximos meses?

Os piores períodos costumam ser no segundo semestre, então todo cuidado é pouco, e a prevenção é a melhor maneira de combater as queimadas e a poluição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *