Finalmente! Reajuste Salarial Aprovado para Servidores da Educação em Minas Gerais!

Boas notícias para os servidores da educação básica em Minas Gerais! A Assembleia Legislativa (ALMG) acaba de aprovar, em segundo turno, um reajuste salarial de 5,26%. A votação, que ocorreu nesta quarta-feira, representa um alívio financeiro para muitos profissionais.

Quem se beneficia com essa medida?

O reajuste é direcionado aos servidores da educação básica estadual e tem efeito retroativo a 1º de janeiro de 2025. Isso significa que:

  • Auxiliares de serviço escolar, como faxineiros e trabalhadores das cantinas, serão diretamente beneficiados.

A proposta, apresentada pelo governo Zema, visa garantir o mínimo para as categorias da educação básica.

Detalhes da Votação: O que ficou de fora?

Apesar da aprovação do reajuste, nem todas as emendas foram acatadas. Dos quatro ajustes propostos, apenas um foi incluído no texto final: a garantia do salário mínimo para todos os profissionais da educação básica.

Outras propostas, como a extensão da garantia do salário mínimo para todo o funcionalismo público e reajustes para servidores do Poder Executivo e da segurança pública, foram rejeitadas pela maioria dos deputados.

E agora? Próximos Passos:

O projeto segue agora para o plenário para votação definitiva. Fique atento para mais atualizações!

O que mais está em jogo em Minas Gerais?

Além do reajuste salarial, os deputados mineiros também estão de olho na adesão do governo ao Propag (Programa de Pagamento das Dívidas do Estado com a União). Dez projetos relacionados ao Propag foram protocolados na Assembleia e serão debatidos em breve.

Alerta! Sem Reajuste para Outros Servidores em 2025?

Em meio a essas discussões, uma notícia preocupante: o secretário estadual de Fazenda informou que não há previsão de recursos para a recomposição salarial anual dos demais servidores públicos de Minas Gerais em 2025. Essa declaração gerou críticas e acusações de descumprimento da legislação por parte do governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *