Rio de Janeiro em Alerta: Criminalidade em Ônibus Dispara!
Nos primeiros três meses de 2025, a cidade maravilhosa se viu assolada por uma onda de violência: os assaltos a ônibus registraram um aumento alarmante de quase 30%! Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), foram contabilizados mais de 1.000 crimes. Mas o que está acontecendo e como isso afeta a população?
Para se ter uma ideia da dimensão do problema, em todo o ano anterior, foram 4.449 casos. E a sensação de insegurança só aumenta, com relatos de passageiros vivendo momentos de puro terror.
O Terror nos Transportes Públicos: Relatos Chocantes
Na última quarta-feira, passageiros de um ônibus que seguia de Cabuçu, em Nova Iguaçu, para o centro do Rio, foram vítimas de um assalto que deixou marcas. E não para por aí…
- Felipe Dantas, vendedor, foi brutalmente agredido durante um assalto em um ônibus da linha 298.
- Uma senhora sofreu um ataque cardíaco após um assalto e precisou ser hospitalizada.
- Gleison Guedes, motorista de ônibus, relata ter sido atacado com facadas em Madureira.
“Um veio na minha direção e o outro foi na direção das mulheres, usaram força bruta, um me deu soco outro bateu na menina, arrancou a bolsa. Levou só meu celular, mas delas foi celular, bolsa, documento, tudo”, desabafa Felipe.
Quais são os Bairros Mais Perigosos?
De acordo com as estatísticas, os seguintes bairros apresentam o maior número de ocorrências:
- Benfica
- Bonsucesso
- Higienópolis
- Manguinhos
- Maré
- Ramos
O Sindicato dos Rodoviários do Rio aponta a Avenida Brasil como o ponto mais crítico, especialmente no trecho entre Campo Grande e Caju, com horários de pico entre 4h30 e 7h da manhã e das 17h às 21h30.
O Impacto nos Profissionais do Volante
A crescente violência tem causado um impacto devastador nos motoristas de ônibus. Muitos estão abandonando a profissão, seja por medo, problemas de saúde ou psicológicos. Entre 2022 e 2024, 253 profissionais foram afastados.
Sebastião José, presidente do Sindicato dos Rodoviários do Rio, faz um apelo: “Precisamos dar um basta nisso!”
Ação da Polícia Militar
A Polícia Militar afirma que está intensificando o combate aos roubos em ônibus, com policiamento ostensivo e abordagens preventivas em toda a Região Metropolitana e no interior do estado.
Será que essas medidas serão suficientes para frear essa onda de violência e trazer mais segurança para os passageiros e profissionais do transporte público no Rio de Janeiro?