Alerta em Natal! Intoxicação por Peixe em Restaurante Local Deixa Pacientes Hospitalizados!

Uma investigação da Vigilância Sanitária está em andamento em Natal, Rio Grande do Norte, após oito pessoas apresentarem sintomas de intoxicação depois de consumirem peixe em um restaurante da cidade. A situação, que se desenrolou ao longo desta semana, acendeu um alerta nas autoridades de saúde e na população local.

De acordo com a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), pelo menos dois pacientes permanecem internados, enquanto o caso é tratado como um possível surto, dada a quantidade de pessoas afetadas.

O que sabemos até agora?

  • Investigação em curso: A Vigilância Sanitária e a Vigilância em Saúde de Natal já visitaram o restaurante em questão e coletaram amostras dos alimentos servidos.
  • Análise laboratorial: As amostras foram encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Lacen) para análise detalhada.
  • Suspeita de Ciguatera: A situação ocorre em um momento em que a Sesap já havia emitido um alerta sobre a possível ocorrência de intoxicações por ciguatera, uma toxina encontrada em peixes.

Ciguatera: A vilã por trás da intoxicação?

A ciguatera é uma intoxicação alimentar causada por toxinas presentes em peixes de recifes de coral. Embora seja mais comum em regiões como o Caribe e os oceanos Pacífico e Índico, a Sesap já havia alertado para a possibilidade de casos no Brasil, especialmente em áreas próximas a Fernando de Noronha.

Como ocorre a intoxicação por ciguatera?

  1. A toxina se origina em pequenos organismos marinhos que vivem em recifes de coral.
  2. Peixes herbívoros se alimentam desses organismos, e a toxina se acumula em seus corpos.
  3. Peixes carnívoros, por sua vez, se alimentam dos herbívoros, concentrando ainda mais a toxina.
  4. Os humanos são contaminados ao consumir peixes contaminados, especialmente o fígado, intestinos, ovas e cabeça.

É importante ressaltar que a coordenadora de Vigilância em Saúde do RN, Diana Rêgo, enfatizou que ainda não há confirmação de que a ciguatera seja a causa das intoxicações em Natal, e outras possibilidades estão sendo investigadas.

Sintomas da intoxicação por Ciguatera

  • Gastrointestinais: Dores abdominais, náuseas, vômitos e diarreia.
  • Neurológicos: Disestesia paradoxal (sensação de inversão térmica), fraqueza, formigamento, dores de cabeça, alterações no paladar e visão turva.
  • Cardiovasculares: Bradicardia, hipotensão arterial e, em casos raros, choque cardiogênico.

O tratamento para a intoxicação por ciguatera é focado no alívio dos sintomas e no suporte ao paciente, com hidratação, medicamentos e repouso.

Aguardamos ansiosamente os resultados das análises laboratoriais para identificar a causa exata das intoxicações e garantir a segurança alimentar da população de Natal. Fique ligado para mais atualizações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *