😱 Cerâmica Centenária Fecha as Portas e Deixa Centenas Sem Nada! A Justiça Será a Salvação?

Imagine dedicar anos da sua vida a uma empresa e, de repente, ver tudo acabar, sem receber o que é seu por direito. Essa é a realidade de cerca de 250 trabalhadores de uma cerâmica em Porto Ferreira (SP), que fechou as portas após quase dois anos de agonia. Mas a história não termina aqui: eles estão lutando na Justiça para reaver seus direitos!

A Agonia Antes do Fim

A situação já era crítica antes do fechamento, com:

  • Atrasos salariais constantes.
  • FGTS não depositado desde 2017!

E o pior? A EPTV tentou contato com o dono da Cerâmica Porto Ferreira, mas não obteve sucesso. Os advogados que o representavam renunciaram ao caso.

Testemunhos Que Cortam o Coração

  • José Heleno Nunes, aposentado após 37 anos de trabalho: ‘Eu tenho duas férias, 13º salário, meu tempo de serviço, e até agora a gente não recebeu nada’.
  • Amarildo Uccelli, outro aposentado: ‘E eu aposentei em 2012 e até lá eu recebi, mas 2012 para cá não recebi mais. Fui roubado’.
  • Sebastião Aparecido Tomaz, ex-funcionário: ‘Eu mesmo tinha 17 anos aí dentro e até agora nada, faz dois anos já… Está faltando um salário e meio que a gente não recebeu até hoje’.

Esperança na Justiça?

Com mais de 400 ex-funcionários afetados, cerca de 250 decidiram entrar com ações trabalhistas. A advogada Fernanda Quaglio Castilho, que representa quase 30 deles, destaca a preocupação com a aposentadoria:

‘Muitos tiveram que adquirir novas formas de segurado… ou prestador de serviço e tornando contribuinte individual, abrindo uma MEI, para que pudessem se aposentar’.

Um Sinal de Alerta?

Para piorar a situação, os ex-funcionários relatam que viram caminhões retirando máquinas e equipamentos da fábrica. O advogado Sérgio Fabrício Ament planeja entrar com um mandado de segurança para garantir que esses bens sirvam como garantia para as indenizações:

‘A ideia é a gente garantir que esses bens fiquem aqui dentro para… que paguem os direitos dos trabalhadores’.

Será que a Justiça vai garantir um final feliz para esses trabalhadores? 🤔 Acompanhe os próximos capítulos dessa história!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *