Urgente: Piracicaba Declara Emergência de Saúde Após Aumento Alarmante de Casos em Crianças!
Atenção, pais e moradores de Piracicaba! A cidade está em alerta máximo devido ao crescente número de internações de crianças com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A prefeitura acaba de anunciar um decreto de emergência de saúde pública para conter essa situação preocupante.
No momento, 15 crianças lutam por vagas hospitalares, sendo 13 em busca de leitos de enfermaria e 2 necessitando de cuidados intensivos em UTIs. Essa informação foi divulgada neste sábado (17) pela administração municipal, que está tomando medidas urgentes para lidar com a crise.
Por que tantas crianças estão sendo afetadas?
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o aumento das internações está ligado à circulação de vírus comuns nesta época do ano, como:
- COVID-19
- Influenza
- H1N1
- Vírus Sincicial Respiratório (VSR): Principal vilão, com maior incidência em crianças.
Ações Imediatas da Prefeitura
Diante desse cenário, a prefeitura agiu rápido e solicitou aos hospitais dos Fornecedores de Cana (HFC) e à Santa Casa de Piracicaba que ampliem a capacidade de atendimento. A boa notícia é que 17 novos leitos serão disponibilizados exclusivamente para crianças com SRAG, distribuídos entre enfermaria, UTI pediátrica e UTI neonatal.
O que você pode fazer para proteger seus filhos?
O secretário de Saúde, Sérgio Pacheco, faz um apelo à população: “O importante, nesse momento, é manter a atenção e os cuidados, principalmente com as crianças, evitando contato com pessoas com sintomas gripais e não levar crianças pequenas onde haja aglomerações”.
Sintomas? Não hesite em procurar ajuda!
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, ao menor sinal de sintomas gripais com qualquer agravante, procure imediatamente as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.
Fique atento e proteja quem você ama! A saúde de nossas crianças é prioridade!