Finalmente! Metrô de SP Adota Medidas Após Tragédia na Linha Lilás

Após o trágico incidente que vitimou um passageiro na Linha 5-Lilás, a ViaMobilidade anunciou o início da instalação de barreiras de proteção nas plataformas. Mas será que é suficiente? Descubra todos os detalhes desta medida e o que ainda falta para garantir a segurança dos usuários.

O que são as Barreiras de Proteção “Gap Fillers”?

As novas barreiras, conhecidas como Gap Fillers, são estruturas de polímero com interior metálico, projetadas para eliminar o espaço entre o trem e a plataforma. O objetivo é simples: evitar que passageiros fiquem presos nesse vão perigoso.

Atenção! A instalação dessas barreiras é uma medida temporária. A solução definitiva, que são os sensores de presença, está prevista para chegar somente em fevereiro de 2026.

Cronograma de Instalação:

  • Onde: Todas as 17 estações da Linha 5-Lilás.
  • Quando: A instalação já começou e deve ser concluída em até 90 dias.
  • Como: Os trabalhos serão realizados durante a noite, para não atrapalhar a operação do metrô.

A estação Capão Redondo foi a pioneira a receber as novas barras, servindo como piloto para os testes e medições necessárias.

Barreiras de proteção instaladas na Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo

ViaMobilidade começa a instalar barras de segurança nas portas de plataforma da linha Lilás. — Foto: Hermínio Bernardo

A Falha Crítica: A Ausência de Sensores de Presença

Você sabia que a Linha 5-Lilás não possui sensores de presença nos vãos das plataformas? Essa tecnologia vital pode detectar a presença de pessoas e impedir que o trem se mova, evitando tragédias.

A ViaMobilidade justifica que os sensores estão presentes apenas nos trens, para evitar a partida com portas abertas. A instalação dos sensores nos vãos está prevista para 2026. Até lá, as barreiras serão a principal proteção.

Um Olhar Sobre o Passado:

A instalação de portas de plataforma em São Paulo começou em 2010. Atualmente, 28 estações nas Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata já contam com essa tecnologia.

A Tragédia que Mudou Tudo:

Lourivaldo Ferreira Silva Nepomuceno, de 35 anos, foi a vítima fatal do acidente na Linha 5-Lilás. Casado e pai de três filhos, ele era repositor de supermercado e professor de natação. Sua morte levantou um debate urgente sobre a segurança no transporte público.

Vistoria e Próximos Passos:

A Comissão de Transporte da Alesp realizou uma vistoria na estação Campo Limpo, local do acidente, com o objetivo de identificar falhas e cobrar soluções para garantir a segurança dos passageiros.

Conclusão

A instalação das barreiras de proteção é um passo importante, mas ainda há um longo caminho a percorrer para garantir a segurança total dos usuários da Linha 5-Lilás. A instalação dos sensores de presença é fundamental para evitar novas tragédias. Fique de olho nas próximas atualizações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *