🚨 Alerta Aposentados: INSS Autoriza Descontos Secretos Após Escândalo! 🚨

Você não vai acreditar no que o Jornal Nacional descobriu! Mesmo após uma série de denúncias chocantes, o INSS permitiu que sistemas paralelos realizassem descontos em massa nos benefícios de milhares de brasileiros. Prepare-se para se indignar!

O que Aconteceu?

Documentos exclusivos revelam que o INSS ignorou suas próprias normas internas e abriu uma brecha para que entidades realizassem descontos sem a devida autorização dos beneficiários. Isso é um absurdo!

Cronologia do Escândalo:

  • Julho de 2024: O INSS determina que todas as autorizações de desconto devem ser feitas com assinatura eletrônica avançada, sistemas do governo e biometria.
  • Mesmo Assim… Associações encontram um “jeitinho” para burlar as regras e filiar milhares de pessoas sem o consentimento delas.

A Brecha Explorada pelas Associações

A ANDDAP (Associação Nacional de Defesa do Direito dos Aposentados e Pensionistas), que nunca havia descontado mensalidades, filiou mais de 184 mil pessoas em um único mês! Elas utilizaram um site de assinatura virtual simplificada, criado especificamente para a associação. Outras associações como Amar Brasil ABCB e Masterprev também se beneficiaram dessa brecha.

Como Elas Fizeram Isso?

  • Site de Assinatura Virtual: Uma ferramenta que permitiu a inclusão de descontos de forma simplificada, sem a necessidade de biometria ou assinatura eletrônica avançada.

Reclamações e Processos Judiciais

A internet está repleta de reclamações contra esses descontos indevidos. Muitos aposentados e pensionistas recorreram à Justiça para tentar suspender os repasses e reaver o dinheiro descontado.

“A situação agora está: suspenderam os descontos, mas não sabemos quando vou receber de volta o dinheiro que eles descontaram. E se vão pagar”, desabafa Maria das Graças, aposentada que teve descontos não autorizados.

A Biometria Paralela: A Porta de Entrada para a Fraude

Em março de 2024, o INSS determinou o uso de assinatura eletrônica avançada para autorizar descontos, mas, a pedido das entidades, o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, autorizou o uso de uma “biometria paralela”, feita pelas próprias associações, sem um sistema oficial de reconhecimento facial. Isso abriu as portas para a fraude!

Os Números da Biometria Paralela:

  • 16 Entidades Autorizadas: Incluindo as já citadas, que passaram a usar sites de assinatura virtual sob encomenda.
  • Prorrogações Constantes: Stefanutto prorrogou o uso da biometria paralela diversas vezes, mesmo após a apresentação do sistema oficial da Dataprev.

A Posição do Atual Presidente do INSS

Gilberto Waller Junior, o atual presidente do INSS, é enfático ao afirmar que o instituto não poderia ter autorizado a biometria paralela, pois isso facilita a ocorrência de fraudes.

“Na verdade, isso possibilita a fraude, porque se o INSS foi induzido a soltar uma instrução normativa por orientação de órgãos de controle, fechando, porque havia notícia de problema, ele não poderia flexibilizar para que instituições não probas pudessem ter um outro atalho”, critica Waller Junior.

Investigações e Auditorias

As entidades envolvidas nesse esquema estão sendo investigadas pela CGU e pela Polícia Federal. No entanto, elas ainda não figuram na lista de associações com bens bloqueados pela Justiça.

O Que Você Precisa Saber?

  • Verifique seus Extratos: Consulte regularmente seus extratos do INSS para identificar descontos não autorizados.
  • Conteste os Descontos: Utilize a plataforma do INSS para contestar os descontos que você não autorizou.
  • Procure um Advogado: Se você foi vítima dessa fraude, procure um advogado para buscar seus direitos na Justiça.

Não deixe que a fraude do INSS te prejudique! Compartilhe essa notícia e ajude a proteger seus direitos e os de seus amigos e familiares!

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *