Prepare-se para o Carnaval 2026: Enredos Incríveis e Homenagens Surpreendentes!
O Carnaval de 2026 no Rio de Janeiro promete ser inesquecível! Oito escolas do Grupo Especial já revelaram seus enredos, e os temas são de tirar o fôlego. Deixe a ansiedade tomar conta e prepare-se para desfiles que prometem emocionar, celebrar e homenagear grandes nomes da cultura brasileira.
O que esperar dos enredos de 2026?
- Ícones da música brasileira: Prepare-se para reverenciar Rita Lee, Heitor dos Prazeres e Ney Matogrosso na Sapucaí.
- Figuras memoráveis do Carnaval: Rosa Magalhães e Mestre Ciça serão homenageados, revivendo momentos históricos da folia.
- Religiões e povos tradicionais: Temas que exaltam a diversidade cultural e a fé do nosso país.
- Meio ambiente: A natureza em destaque, com mensagens de conscientização e esperança.
Enquanto Acadêmicos de Niterói, Portela, Unidos da Tijuca e Acadêmicos do Grande Rio ainda guardam seus segredos, a Grande Rio já acena com a possibilidade de levar o Manguebeat para a avenida, um movimento cultural que ecoa a voz das desigualdades e da luta contra a pobreza.
Escolas que já revelaram seus enredos:
Imperatriz Leopoldinense: “Camaleônico” – Uma homenagem a Ney Matogrosso
A Imperatriz Leopoldinense levará para a avenida a vida e obra de Ney Matogrosso, um dos maiores ícones da MPB. O carnavalesco Leandro Vieira promete um desfile que explora a singularidade e o virtuosismo performático do artista, com canções inesquecíveis como ‘Sangue Latino’ e ‘Rosa de Hiroshima’.
Mangueira: “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra”
A Mangueira mergulhará na história afro-indígena do Norte do Brasil, exaltando a figura de Mestre Sacaca, o “Doutor da floresta”. Conhecido por seus saberes ancestrais e pelo uso de ervas e raízes para curar e cuidar da comunidade, Mestre Sacaca será celebrado como um símbolo da diversidade brasileira.
Mocidade Independente de Padre Miguel: “Rita Lee, a Padroeira da Liberdade”
Prepare-se para uma explosão de rock ‘n’ roll na Sapucaí! A Mocidade Independente de Padre Miguel homenageará a inesquecível Rita Lee, a rainha do rock brasileiro. O enredo celebrará seu legado musical, estético e comportamental, com os famosos óculos vermelhos da cantora espalhados pelos pontos turísticos do Rio.
Beija-Flor de Nilópolis: Bembé do Mercado
A Beija-Flor de Nilópolis apresentará o Bembé do Mercado, uma cerimônia centenária realizada em Santo Amaro da Purificação, Bahia, considerada o maior Candomblé de rua do mundo, como enredo para o carnaval 2026. Esta celebração de resistência e fé do povo preto promete emocionar a todos.
Unidos do Viradouro: “Pra Cima, Ciça”
A Unidos do Viradouro prestará uma homenagem ao icônico Mestre Ciça, um dos maiores nomes da história do carnaval carioca. Com 55 desfiles no currículo, Mestre Ciça será celebrado por sua força, longevidade e inovação à frente das baterias.
Paraíso do Tuiuti: “Lonã Ifá Lukumi”
A Paraíso do Tuiuti apresentará a história de uma vertente religiosa afro-cubana que vem sendo redescoberta no Brasil. Prepare-se para conhecer mais sobre Lonã Ifá Lukumi!
Unidos de Vila Isabel: “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África”
A Unidos de Vila Isabel homenageará Heitor dos Prazeres, criador dos termos “Pequena África” e “África em miniatura”, retratando o sonho de Heitor de um samba festivo e comunitário, com uma África em festa no coração da Primeira República.
Acadêmicos do Salgueiro: “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”
O Salgueiro fechará os desfiles homenageando Rosa Magalhães, a maior campeã da história da Marquês de Sapucaí. Um cortejo lúdico inspirado na trajetória criativa da carnavalesca promete emocionar e encantar o público.
Ordem dos Desfiles:
- Domingo (15 de fevereiro): Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela, Estação Primeira de Mangueira
- Segunda-feira (16 de fevereiro): Mocidade Independente de Padre Miguel, Beija-Flor de Nilópolis, Unidos do Viradouro, Unidos da Tijuca
- Terça-feira (17 de fevereiro): Paraíso do Tuiuti, Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Grande Rio, Acadêmicos do Salgueiro
O Carnaval 2026 promete ser uma celebração da cultura brasileira, com enredos que homenageiam grandes nomes, exaltam a diversidade e celebram a alegria do samba. Prepare-se para vivenciar momentos inesquecíveis na Marquês de Sapucaí!