Prepare-se para se emocionar: A paixão que pulsa nos bastidores do São João do Recife!
A magia do São João está prestes a iluminar o Nordeste, e no coração do Recife, no bairro de Santo Amaro, a Quadrilha Junina Evolução está a todo vapor! Uma equipe de artistas e produtores culturais dedicados se une para criar um espetáculo inesquecível. Quer saber o segredo por trás dessa super produção? Assista ao vídeo!
Destaques desta emocionante jornada:
- Dona Carminha: A costureira de 68 anos que veste a tradição com amor e habilidade, transformando tecidos em verdadeiras obras de arte juninas.
- Os Dançarinos Apaixonados: Movidos pela emoção, ensaiam incansavelmente e organizam rifas para garantir que o espetáculo brilhe intensamente.
A Maratona de Dona Carminha: Uma Vida Dedicada à Tradição
Antes mesmo do amanhecer, Dona Carminha já está em seu posto, pronta para dar vida aos figurinos dos 38 cavalheiros da Quadrilha Evolução. As longas jornadas de trabalho são recompensadas pela alegria de ver suas criações ganhando vida nos arraiais.
“É prazeroso a gente fazer roupa cultural, porque é bonita e, depois, a gente vê todo mundo animado, dançando. É muito bonito e isso me dá muito prazer. Eu não danço, mas sinto que faço parte, porque se não fosse a costureira, não tinha dança”, compartilha Dona Carminha.
A Paixão que Contagia os Quadrilheiros
Enquanto os figurinos tomam forma, os dançarinos da Evolução se dedicam aos ensaios, aprimorando seus passos a cada fim de semana desde novembro do ano anterior. A quadrilha se orgulha de ter em sua maioria dançarinos que começaram ainda crianças, como Mykaela Cavalcanti, que dança desde os 8 anos.
“Acaba se tornando também um vício, porque a gente não consegue deixar. Já tentei algumas vezes, mas não consigo”, revela Mykaela.
Para Matheus Mendes, realizar o sonho de dançar em uma quadrilha é a concretização de uma paixão que vem desde a infância. Já Daniele Torres, encontra na quadrilha uma válvula de escape para a rotina e se sente realizada ao ver sua filha seguindo seus passos.
Lutando para Manter a Tradição Viva
Os espetáculos da Quadrilha Evolução encantam a todos, mas a beleza tem um custo. Este ano, são necessários R$ 275 mil para levar o grupo aos arraiais. Para arrecadar o valor, todos se unem e até rifas são organizadas.
“Quem paga os boletos somos todos nós. Inclusive, temos uma rifa correndo para poder ajudar. Esse processo lindo no arraial, essas roupas lindas, o cenário, é custeado pela quadrilha. Cada componente paga seu figurino, inclusive com a ajuda da rifa”, explica Pinho Fidelis.
Apesar dos desafios, a paixão pela tradição é o combustível que impulsiona a Quadrilha Evolução a resistir e existir. Afinal, o amor é o que nutre essa linda história!