Atenção, Acreanos! Ponte Interditada e Desvio Emergencial Agitam Sena Madureira!
Uma reviravolta impacta o interior do Acre! A ponte sobre o Rio Caeté, localizada na BR-364, em Sena Madureira, foi **novamente interditada** na última sexta-feira (23). Mas calma, a gente te explica tudo!
Para evitar o caos no trânsito, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) agiu rápido. Um **desvio com um pontilhão de ferro** foi instalado para garantir a passagem. Quer saber os detalhes? Continue lendo!
O que você precisa saber sobre a interdição da ponte no Acre:
- **Interdição:** Ponte sobre o Rio Caeté, em Sena Madureira, interditada em 23 de maio.
- **Motivo:** Necessidade de reparos urgentes em um dos pilares da estrutura.
- **Solução:** DNIT instalou um pontilhão de ferro como desvio temporário.
Histórico Recente: Uma Saga de Problemas
Essa não é a primeira vez que a ponte causa transtornos. Em janeiro, após uma interdição, a ponte foi reaberta em menos de 48 horas devido a problemas com uma balsa. Desta vez, o superintendente do Dnit, Ricardo Araújo, garante que o pontilhão manterá o fluxo até o conserto definitivo.
Reparo Definitivo à Vista: O Que Esperar?
Segundo Araújo, o conserto do pilar é uma medida temporária enquanto se prepara a licitação para uma nova ponte. A previsão é que em outubro o pilar seja reparado e em 2026 a nova ponte seja licitada. Essa nova estrutura pode ser construída no local da balsa ou em outro ponto com solo mais firme.
Nova Ponte Estaiada: Um Futuro Mais Seguro
O superintendente ainda vislumbra uma solução duradoura: uma ponte estaiada, similar à de Cruzeiro do Sul. Enquanto isso, um novo pilar será construído no meio dos pilares existentes, garantindo a segurança da ponte por um período que pode variar de 1 a 10 anos.
Cronologia da Interdição:
- **18 de Janeiro:** Primeira interdição programada, mas adiada para testes.
- **24 de Janeiro:** Interdição e uso de balsas para a travessia.
- **Menos de 48 horas depois:** Ponte reaberta devido a problemas com a balsa.
- **23 de Maio:** Nova interdição e instalação do pontilhão.
Impacto e Tráfego: Números Que Impressionam
A Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC) estima que cerca de mil veículos trafegam pela ponte diariamente. Com o nível baixo do rio, a travessia pelo pontilhão leva cerca de 3 minutos e meio. Prepare-se, pois esse tempo pode aumentar com a elevação do nível do rio.
Monitoramento Constante: A Segurança em Primeiro Lugar
O Dnit está monitorando a ponte desde 2022, intensificando as inspeções após a decretação da primeira situação de emergência. Entre setembro e novembro de 2024, a ponte se moveu 5 centímetros, reforçando a necessidade de uma solução definitiva.
O Que Vem Por Aí?
A construção da nova ponte deve levar no mínimo 18 meses, com previsão de início das obras em julho deste ano. Fique ligado para mais atualizações!