Luto no Carnaval Carioca: Maria Augusta, Ícone da Folia, Nos Deixa aos 83 Anos!
O mundo do samba está de luto. Nesta sexta-feira (11), perdemos Maria Augusta, carnavalesca renomada e comentarista perspicaz, aos 83 anos. Sua paixão e dedicação ao Carnaval do Rio de Janeiro deixaram um legado imensurável.
Maria Augusta lutava contra um câncer e estava internada desde junho no Hospital São Lucas, em Copacabana. Infelizmente, não resistiu a uma falência múltipla de órgãos.
Uma Trajetória Brilhante no Mundo do Samba
A história de Maria Augusta se confunde com a história do Carnaval carioca. Sua contribuição foi fundamental para o sucesso de diversas escolas de samba:
- Salgueiro: Em 1968, ingressou no grupo de criação dos desfiles, sob a supervisão de Fernando Pamplona. Seu trabalho se destacou no desfile histórico de 1971, com o enredo “Festa para um Rei Negro”.
- União da Ilha do Governador: Deixou sua marca nos carnavais memoráveis, como “Domingo” (1977), sendo pioneira no uso de todas as cores em um desfile, e “O Amanhã” (1978).
- Outras Escolas: Participou também da “Revolução Salgueirense” e teve passagens marcantes por Tradição, Paraíso do Tuiuti e Beija-Flor de Nilópolis.
Além de sua atuação nos bastidores, Maria Augusta era jurada do prestigiado troféu Estandarte de Ouro e professora de Artes aposentada da Escola de Belas Artes da UFRJ.
Uma Homenagem Emocionante
Em seu último Carnaval, Maria Augusta recebeu uma linda homenagem na Sapucaí, sendo reverenciada pela escola de samba mirim Aprendizes do Salgueiro.
Seu talento, criatividade e amor ao samba jamais serão esquecidos. Descanse em paz, Maria Augusta!
#MariaAugusta #Carnaval #Samba #Luto #RioDeJaneiro #EscolasDeSamba #Cultura #Homenagem