Você não vai acreditar! O Rio tem uma cidade modelo em saneamento, mas o resto… Prepare-se!
O novo Ranking do Saneamento 2025, divulgado pelo Instituto Trata Brasil, trouxe à tona contrastes chocantes no estado do Rio de Janeiro. Enquanto uma cidade se destaca como exemplo a ser seguido, outras enfrentam graves problemas no tratamento de esgoto. Será que a sua cidade está na lista?
O Lado Bom da História: Niterói no Top 3!
Niterói se orgulha de ocupar o terceiro lugar entre as cidades com os melhores índices de saneamento do país, ficando atrás apenas de Campinas e Limeira, em São Paulo. A cidade não só subiu quatro posições em relação ao ano anterior, como também garante pleno tratamento de esgoto e faz parte de um seleto grupo de municípios com 100% de serviços de água universalizados. Um verdadeiro oásis em meio ao caos!
O Lado Sombrio: Onde o Esgoto Corre a Céu Aberto
Infelizmente, nem tudo são flores. Quatro cidades do Rio de Janeiro figuram entre as 20 piores do país em saneamento básico. Prepare-se para a lista:
- São João de Meriti: Absolutamente NENHUM tratamento de esgoto.
- Duque de Caxias: Apenas 6,17% do esgoto é tratado.
- Belford Roxo: Um pouco melhor, com 9,94% de tratamento.
- São Gonçalo: Coleta apenas 11,07% do esgoto e trata somente 22,02% do que é gerado.
Essas cidades, infelizmente, repetem o desempenho do ano anterior, mostrando que a situação está longe de melhorar.
Por Que Isso Importa?
De acordo com o relatório, a falta de acesso à água potável afeta 16,9% dos brasileiros, enquanto 44,8% não têm coleta de esgoto. Essa realidade precária causa:
- Problemas de saúde
- Redução da produtividade no trabalho
- Impacto negativo na qualidade de vida
- Prejuízos ao desenvolvimento socioeconômico
Nem Tudo Está Perdido: Há Esperança no Horizonte!
O estudo também apontou cidades que apresentaram melhora significativa. Campos dos Goytacazes, por exemplo, saltou 22 posições no ranking, mostrando que é possível avançar com investimentos e planejamento adequados.
Leia também: Apenas 12 dos maiores municípios têm investimentos adequados, diz estudo
Os dados do ranking, que analisou 9 cidades do Rio entre os 100 municípios mais populosos do Brasil, são um alerta para a necessidade urgente de investimentos em saneamento básico. Afinal, água e esgoto tratados são sinônimos de saúde, dignidade e desenvolvimento para todos.