O Mago da Publicidade Brasileira se Foi: Descubra as Campanhas Geniais de Roberto Duailibi!
O mundo da publicidade perdeu um de seus maiores gênios. Roberto Duailibi, falecido aos 89 anos, deixou um legado de campanhas que marcaram a história do Brasil e continuam vivas na memória de todos nós.
Duailibi, um dos fundadores da icônica agência DPZ, tinha o dom de transformar marcas em símbolos inesquecíveis. Mas, afinal, quais foram as criações que o consagraram como um mestre da propaganda? Prepare-se para uma viagem nostálgica e inspiradora!
Campanhas que Viraram Ícones:
- Franguinho da Sadia, o Lequetreque: Quem não se lembra do simpático franguinho que conquistou o Brasil nos anos 70? Criado em um momento estratégico para a Sadia, o Lequetreque aproximou a marca do público de forma lúdica e inovadora.
- O Leão do Imposto de Renda: Sinônimo de Imposto de Renda, o Leão personificou de forma inteligente e eficaz a Receita Federal, facilitando a comunicação com os contribuintes.
- Garoto Bombril: Carlos Moreno personificou o garoto bombril por anos, se tornando um dos rostos mais conhecidos da publicidade brasileira.
A História por Trás do Sucesso
A DPZ, agência fundada por Duailibi, Petit e Zaragoza em 1968, revolucionou a publicidade brasileira. Com uma equipe enxuta de apenas 11 funcionários, a agência ousou, inovou e conquistou resultados surpreendentes.
Além das campanhas já citadas, a DPZ também foi responsável por outras criações memoráveis, como a campanha “Homem com mais de 40 anos”, que conquistou o primeiro Leão de Ouro para o Brasil no Festival de Cannes, e a campanha “Mexa-se”, em parceria com a Rede Globo, que incentivou a população a combater o sedentarismo.
Um Legado Imortal
Roberto Duailibi não foi apenas um publicitário de sucesso. Ele foi um visionário, um artista e um comunicador nato. Sua genialidade e criatividade inspiraram e continuarão inspirando gerações de profissionais da área.
Seu legado é imortal e sua contribuição para a publicidade brasileira é inestimável. Descanse em paz, mestre!
A Trajetória de um Gênio
- Redator nas principais agências do país: JWT, McCann Erickson e Standard Propaganda
- Vice-presidente de criação na Standard Propaganda
- Fundador da agência DPZ ao lado de José Zaragoza, Francesc Petit e Ronald Persichetti
- Eleito “Publicitário do Ano” no Prêmio Colunistas, em 1969
- Professor e diretor de cursos na ESPM de São Paulo
- Professor na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
- Presidiu por duas gestões a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP)
- Ocupou cargos em conselhos de entidades como a Fundação Bienal de São Paulo e o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo