Alerta Cafeteria: Preço do Café Despenca! Entenda o que está acontecendo!
Prepare seu coração (e sua carteira!): depois de um longo período de altas, o preço do café finalmente deu uma trégua! De acordo com o IPCA-15, a prévia da inflação, o valor da sua bebida favorita caiu 0,36% em julho. Mas, o que está por trás dessa mudança?
Por que o preço do café está caindo?
- Colheita a todo vapor: A safra brasileira de café está a pleno vapor, com os meses de junho e julho sendo os mais importantes. Com mais oferta, os preços tendem a cair.
- Previsão dos especialistas: Economistas já haviam previsto essa queda, indicando que os preços nos supermercados começariam a recuar no segundo semestre.
Mas, calma! Nem tudo são flores… Apesar dessa recente queda, o preço do café moído acumula uma alta de 76,5% no último ano, segundo o IPCA-15. Em junho, o quilo do café tradicional chegou a R$ 66,70, um valor bem acima dos R$ 35,17 de um ano atrás.
O que esperar para o futuro?
- Tendência de queda: A expectativa é que os preços continuem caindo, impulsionados pela colheita.
- Incerteza nos EUA: A possível taxação de 50% sobre produtos brasileiros por parte dos EUA pode impactar ainda mais os preços, mas o setor aguarda as negociações entre os governos.
Se a taxação dos EUA acontecer, os preços podem cair mais, mas o setor cafeeiro está de olho nas negociações governamentais, já que os EUA são grandes compradores do nosso café.
Especialistas dizem que se os EUA imporem a taxa, países como China, Índia, Indonésia e Austrália podem comprar mais café do Brasil, pois já são grandes consumidores.
Fique de olho e prepare-se para um futuro com preços mais amigáveis para o seu bolso na hora de comprar café!☕
Leituras Recomendadas:
- Café bom do Brasil vai todo para fora? Saiba de onde vem essa ideia
- EUA dependem do café brasileiro, e substituição por outros países não seria simples, dizem especialistas