Bomba na Itália! O que o futuro reserva para Zambelli após a prisão? 😱

A situação da deputada Carla Zambelli acaba de tomar um rumo surpreendente! Presa na Itália, após ser condenada no Brasil a 10 anos de prisão pelo STF por envolvimento no ataque hacker ao CNJ, a novela continua. Mas, afinal, o que isso significa para o futuro da deputada e para as relações Brasil-Itália? 🤔

A Reviravolta na Itália 🇮🇹

Na última sexta-feira, o Tribunal de Apelação de Roma decidiu manter Zambelli detida no presídio de Rebibbia. A defesa tentou, mas o pedido de liberdade só será analisado em meados de agosto. Ou seja, por enquanto, ela permanece atrás das grades.

O embaixador brasileiro na Itália, Renato Mosca, declarou: “Confiamos na Justiça italiana”. Mas o que esperar desse processo?

Extradição à Vista? 🇧🇷

O governo brasileiro já formalizou o pedido de extradição para que Zambelli cumpra sua pena no Brasil. Mas não se anime muito! A tramitação pode ser longa, levando até dois anos. ⏳

Próximos passos da extradição:

  • Análise minuciosa pela Justiça italiana, passando pela Corte de Apelação e, posteriormente, pela Corte de Cassação.
  • Caso ambas as instâncias autorizem, a decisão final fica nas mãos do Ministro da Justiça da Itália, que pode vetar a extradição por razões políticas.

A estimativa é que todo o processo leve de 1 ano e meio a 2 anos.

O Que o Brasil Está Fazendo? 🧐

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF, acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) para tomar todas as medidas necessárias para a extradição. A AGU, por sua vez, pode até contratar advogados na Itália para acompanhar o caso de perto.

Uma fonte da diplomacia brasileira declarou: “Estamos atuando conforme o previsto na cooperação internacional. É um processo que pode ser longo, mas está em andamento”.

Zambelli Quer Ser Julgada na Itália! 😲

Após a prisão, Zambelli surpreendeu ao declarar que prefere ser julgada na Itália, negando todas as acusações. Ela alega que sua condenação no Brasil se baseou no depoimento de Walter Delgatti, o hacker, a quem ela chama de “mentiroso”.

Se a extradição for negada, Zambelli poderá ser julgada na Itália e, dependendo da análise da Justiça local, cumprir pena por lá.

O Crime: Invasão Hacker ao CNJ 💻

Zambelli foi condenada por unanimidade pela Primeira Turma do STF por envolvimento na invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em janeiro de 2023. A decisão é definitiva e resultou na perda de seu mandato.

A Fuga e a Prisão 🏃‍♀️🚓

A deputada deixou o Brasil no final de maio, passando por Argentina, EUA e se estabelecendo em Roma. Ela estava na lista de procurados da Interpol e foi localizada e presa pela polícia italiana após uma denúncia.

A defesa alega que Zambelli se entregou, mas há indícios de que a polícia cercou o prédio para evitar sua fuga. Segundo seu advogado, ela foi detida enquanto pintava e lavava o cabelo. 🤷‍♀️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *