🚨 Alerta Urgente em Piracicaba: Posto de Saúde Ameaça Pacientes! 🚨

Imagine ir ao posto de saúde em busca de ajuda e encontrar um cenário de abandono e descaso. Em Piracicaba, a realidade é essa: pacientes da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Sol Nascente estão expondo problemas estruturais graves que colocam em risco a saúde de todos.

O que está acontecendo?

  • Rachaduras por toda parte: Internas e externas, as rachaduras assustam e mostram a fragilidade do prédio.
  • Falta de higiene básica: Imagine a cena: falta sabão e papel nos banheiros, itens essenciais para a higiene e prevenção de doenças.

“É o único posto do bairro. Vai esperar acontecer alguma coisa para reformar?”, questiona Gabriela Coelho, atendente da unidade, demonstrando a preocupação dos funcionários e da comunidade.

A moradora Marisa Alves da Silva desabafa: “É um descaso com a população. Não é porque é público que deve ficar desse jeito. Tem que consertar o que está quebrado”.

A situação é ainda pior:

  • Rachaduras em consultórios: Até mesmo dentro dos consultórios médicos, as rachaduras são visíveis, gerando apreensão e insegurança.
  • Buraco na parede: Um buraco resultante de uma manutenção mal feita permanece sem reparo, expondo ainda mais a precariedade do local.

O que diz a prefeitura?

A prefeitura de Piracicaba se manifestou, informando que o prédio da USF do Chapadão passou por vistoria técnica e não apresenta risco para a população. Além disso, anunciou que a região será contemplada com uma nova Unidade Básica de Saúde. Quanto aos itens de higiene, a prefeitura garantiu que a reposição já foi providenciada.

E não para por aí…

Outro posto de saúde em Piracicaba, o Paineiras, no Jardim Belverdere, também enfrenta problemas sérios. A unidade foi interditada devido às rachaduras e, desde então, está fechada, sem manutenção e sofrendo com depredações e furtos.

O impacto na comunidade

Sem atendimento no bairro, os moradores do Jardim Belvedere precisam se deslocar para outras unidades, o que dificulta o acesso à saúde, principalmente para idosos e pessoas com dificuldades de locomoção.

A pensionista Ana Francisca de Oliveira expressa a indignação dos moradores: “Tem que ir para [unidades de saúde] Vitória ou Planaltos. Não é só eu, todos os vizinhos precisam. É difícil porque somos idosos, as vezes está chovendo… Eles [prefeitura] têm que dar um jeito de arrumar o posto para nós, porque nós precisamos”.

Qual a solução?

A prefeitura informou que está em processo de locação de um novo prédio para atender provisoriamente a população da região do Paineiras. No entanto, ainda não há previsão de quando a nova unidade começará a funcionar.

É urgente que as autoridades tomem medidas rápidas e eficazes para garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes e funcionários dos postos de saúde de Piracicaba. A saúde da população não pode esperar!

#Piracicaba #Saúde #Descaso #Rachaduras #PostoDeSaúde #Urgente #Comunidade #Prefeitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *