Eleições 2024 ABALADAS! Candidatas ‘laranjas’ CAEM e TRE-SP anula votos! 😱

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) acaba de dar um **choque nas eleições de 2024** na cidade de Apiaí, interior paulista. Uma fraude descarada veio à tona, com **candidatas fictícias** usadas para inflar a cota de gênero. Prepare-se, porque o resultado é explosivo!

O que rolou?

  • Fraude Confirmada: TRE-SP detecta candidaturas laranjas em Apiaí (SP).
  • Inelegibilidade: As candidatas foram punidas com 8 anos de inelegibilidade.
  • Votos Anulados: A bomba estourou nos partidos envolvidos, que tiveram seus votos para vereador anulados.
  • Recurso: A novela ainda não acabou, pois a decisão ainda pode ser revista.

Em nota oficial, o TRE-SP detalhou que Andrea Angelita Lisboa (Podemos) e Rita de Cassia de Oliveira Santiago (Federação PSDB/Cidadania) estão com seus destinos selados até 2032! E agora?

O g1 tentou contato com os partidos envolvidos nesse escândalo, mas o silêncio foi a resposta. As candidatas também não se manifestaram. O que será que estão escondendo?

Campanhas ‘de fachada’?

Os números não mentem! Andrea arrecadou uma mixaria de R$ 189,90 e não viu um voto sequer. Sua participação se resumiu a… colar adesivos no próprio carro! 🙄

Já Rita conseguiu R$ 767,40 e míseros 3 votos. O TRE-SP questiona a falta de provas de uma campanha real.

E tem mais! Rita alegou ter desistido da campanha, mas o TRE-SP descobriu que ela estava divulgando… candidatos de outros partidos! Que tiro no pé! 🤯

“Uma falta ao dever de lealdade partidária que não pode ser chancelada pela Justiça Eleitoral”, detonou o relator do caso.

As Consequências

  • A Aije (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) foi o pontapé inicial para a investigação, liderada por João Paulo Pereira De Oliveira Pedroso.
  • A votação foi unânime, cassando o registro dos partidos Podemos e Federação PSDB/Cidadania.
  • Andrea e Rita estão oficialmente inelegíveis por 8 anos!

Apesar da decisão, o TRE-SP isentou os partidos de algumas punições, alegando “ilegitimidade passiva”.

E agora, José?

Com a fraude confirmada, nenhum vereador dos partidos envolvidos foi eleito. Mas a história não acaba aqui. Se a decisão for mantida, a 10ª Zona Eleitoral terá que refazer a contagem dos votos, recalculando o quociente eleitoral. Será que teremos novos vereadores em Apiaí? 🤔

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *