Inacreditável! Trabalhadores Rurais Aprendem a Ler e Escrever em Tempo Recorde!
Imagine transformar vidas em apenas 100 dias! Em Varjão de Minas, Minas Gerais, um projeto inovador fez exatamente isso: alfabetizou trabalhadores de uma fazenda de café, abrindo um mundo de possibilidades para quem antes não tinha acesso à leitura e à escrita.
Para muitos, ler e escrever são habilidades básicas, mas a realidade é que uma parcela significativa da população brasileira ainda enfrenta o analfabetismo. Essa iniciativa, portanto, representa um marco na luta pela educação e inclusão social.
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Transformação em 100 Dias: Uma Jornada de Sucesso
Em apenas 100 dias de aulas intensivas, 12 trabalhadores rurais concluíram o curso, aprendendo a ler, escrever e realizar operações matemáticas básicas. Um dos alunos, Olideu Ferreira Porto, de 51 anos, foi o primeiro a se matricular e hoje colhe os frutos dessa conquista:
“Agora minha vida melhorou muito, a pessoal, a profissional e a familiar. Você sabendo ler e escrever ajuda demais!”
Uma Parceria de Sucesso
O projeto foi idealizado pelo Sistema Divina Providência, em colaboração com o Instituto Marina e Flávio Guimarães, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e o Grupo BMG. A iniciativa surgiu após a identificação da necessidade de alfabetização dos trabalhadores da fazenda Guima Café.
Segundo Marilândia Ferraz, coordenadora pedagógica do Divina Providência, o grande desafio era adaptar o curso ao período da entressafra. Para isso, ela se inspirou no método de Paulo Freire, criando um plano de aulas prático e relevante para a realidade dos trabalhadores.
Estratégias Inovadoras de Ensino
O curso foi cuidadosamente planejado para atender às necessidades dos alunos, com aulas duas ou três vezes por semana, das 18h30 às 22h30. A metodologia utilizada foi ativa e envolvente, com atividades em grupo, jogos de memória e materiais didáticos personalizados.
Alegria de Viver Resgatada
Uma pesquisa recente revelou que uma grande parcela dos brasileiros enfrenta dificuldades com leitura e escrita. Diante desse cenário, projetos como este se tornam ainda mais importantes para promover a inclusão e o desenvolvimento social.
O mais inspirador é que, além de aprender a ler e escrever, os alunos recuperaram a alegria de viver e descobriram novos desafios:
“Muitos alunos relataram que o curso devolveu a alegria deles, que apresentou um novo desafio. Alguns relataram que não sabiam o que fazer quando o curso terminasse, porque gostaram muito.”
A motivação foi tanta que nem a chuva ou a falta de energia foram capazes de impedir os alunos de comparecerem às aulas. Em um dia chuvoso, eles improvisaram uma iluminação com uma bateria de carro para não perderem o aprendizado!
Próximos Passos: Expandindo Horizontes
O sucesso do projeto foi tão grande que já estão sendo planejadas novas turmas na área urbana de Varjão de Minas, além de um módulo avançado para os alunos recém-formados da fazenda.
A coordenadora pedagógica Marilândia Ferraz finaliza com entusiasmo:
“A proposta é construir outra turma em Varjão de Minas, mas na área urbana. Também existe a possibilidade de continuidade aos 12 alunos formados com um módulo 2.”
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