De Bauru Para o Céu: Major Realiza Sonho de Infância e Assume o Comando da Esquadrilha da Fumaça! 🚀

Prepare-se para se emocionar com essa história inspiradora! Um bauruense apaixonado pela aviação desde a infância está prestes a realizar um sonho que parecia impossível: Comandar a prestigiada Esquadrilha da Fumaça, o grupo de demonstração aérea da Força Aérea Brasileira (FAB).

Estamos falando do Major Nilson Rafael Oliveira Gasparelo, que em 2026 se tornará o primeiro piloto de Bauru a liderar essa equipe icônica. Já pensou que demais?

Uma Trajetória de Dedicação e Paixão

A jornada de Gasparelo é daquelas que nos fazem acreditar que, com dedicação e paixão, tudo é possível. Em 2014, ele já havia marcado seu nome na história ao se tornar o primeiro piloto de Bauru a integrar a Esquadrilha da Fumaça, permanecendo por seis anos nas posições 5 e 7.

Agora, prestes a assumir o posto de comandante, ele não esconde a emoção:

  • “Todo piloto sonha em comandar um esquadrão”, afirma Gasparelo.
  • “E, tendo feito parte da Esquadrilha da Fumaça, era uma grande aspiração minha voltar como comandante.”
  • “De todos os cargos que assumi, este é o mais alto. Ser comandante de esquadrão é uma honra!”

A Esquadrilha da Fumaça: Orgulho Nacional

Com sede em Pirassununga (SP), a Esquadrilha da Fumaça é um verdadeiro símbolo da FAB, utilizando aeronaves Super Tucano Embraer EMB-314, fabricadas no Brasil. Sua missão é clara: “Realizar demonstrações aéreas para difundir a imagem institucional da Força Aérea. Somos os representantes da FAB por meio de um show aéreo”, explica Gasparelo.

O Caminho Até o Comando

Embora a data exata da posse ainda não tenha sido definida, Gasparelo já se prepara para comandar a equipe na temporada 2026-2027. Enquanto isso, ele atua como piloto “zero dois”, aguardando a substituição do atual comandante, Tenente-Coronel Juliano Nunes.

Uma Inspiração Que Veio do Céu

A história de Gasparelo tem um toque especial: foi em meados dos anos 1990, ao assistir a uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça no Aeroclube de Bauru, que o então garoto de 10 anos vislumbrou seu futuro na Aeronáutica.

“Resolvi entrar para a Força Aérea justamente pela lembrança de uma demonstração da Esquadrilha. Hoje estou aqui porque um dia vi aquela apresentação no Aeroclube de Bauru”, revela o futuro comandante.

Preparação e Treinamento: A Chave Para o Sucesso

Para Gasparelo, a exigência técnica de um voo de demonstração é altíssima. “O voo é puramente visual, não por instrumentos. A separação entre as aeronaves é feita visualmente. Não há tempo para olhar para dentro do avião; é preciso focar nas outras aeronaves e no ambiente externo”, explica.

E a segurança, claro, é prioridade máxima: “É necessário muito treinamento. Para que tudo saia perfeito, treinamos diariamente, tanto pela qualidade da apresentação ao público quanto pela segurança. Um voo de demonstração dura de 40 a 45 minutos de pura concentração”, conclui.

Que essa história sirva de inspiração para todos nós! ✨

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *