De Bauru Para o Céu: Major Realiza Sonho de Infância e Assume o Comando da Esquadrilha da Fumaça! 🚀
Prepare-se para se emocionar com essa história inspiradora! Um bauruense apaixonado pela aviação desde a infância está prestes a realizar um sonho que parecia impossível: Comandar a prestigiada Esquadrilha da Fumaça, o grupo de demonstração aérea da Força Aérea Brasileira (FAB).
Estamos falando do Major Nilson Rafael Oliveira Gasparelo, que em 2026 se tornará o primeiro piloto de Bauru a liderar essa equipe icônica. Já pensou que demais?
Uma Trajetória de Dedicação e Paixão
A jornada de Gasparelo é daquelas que nos fazem acreditar que, com dedicação e paixão, tudo é possível. Em 2014, ele já havia marcado seu nome na história ao se tornar o primeiro piloto de Bauru a integrar a Esquadrilha da Fumaça, permanecendo por seis anos nas posições 5 e 7.
Agora, prestes a assumir o posto de comandante, ele não esconde a emoção:
- “Todo piloto sonha em comandar um esquadrão”, afirma Gasparelo.
- “E, tendo feito parte da Esquadrilha da Fumaça, era uma grande aspiração minha voltar como comandante.”
- “De todos os cargos que assumi, este é o mais alto. Ser comandante de esquadrão é uma honra!”
A Esquadrilha da Fumaça: Orgulho Nacional
Com sede em Pirassununga (SP), a Esquadrilha da Fumaça é um verdadeiro símbolo da FAB, utilizando aeronaves Super Tucano Embraer EMB-314, fabricadas no Brasil. Sua missão é clara: “Realizar demonstrações aéreas para difundir a imagem institucional da Força Aérea. Somos os representantes da FAB por meio de um show aéreo”, explica Gasparelo.
O Caminho Até o Comando
Embora a data exata da posse ainda não tenha sido definida, Gasparelo já se prepara para comandar a equipe na temporada 2026-2027. Enquanto isso, ele atua como piloto “zero dois”, aguardando a substituição do atual comandante, Tenente-Coronel Juliano Nunes.
Uma Inspiração Que Veio do Céu
A história de Gasparelo tem um toque especial: foi em meados dos anos 1990, ao assistir a uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça no Aeroclube de Bauru, que o então garoto de 10 anos vislumbrou seu futuro na Aeronáutica.
“Resolvi entrar para a Força Aérea justamente pela lembrança de uma demonstração da Esquadrilha. Hoje estou aqui porque um dia vi aquela apresentação no Aeroclube de Bauru”, revela o futuro comandante.
Preparação e Treinamento: A Chave Para o Sucesso
Para Gasparelo, a exigência técnica de um voo de demonstração é altíssima. “O voo é puramente visual, não por instrumentos. A separação entre as aeronaves é feita visualmente. Não há tempo para olhar para dentro do avião; é preciso focar nas outras aeronaves e no ambiente externo”, explica.
E a segurança, claro, é prioridade máxima: “É necessário muito treinamento. Para que tudo saia perfeito, treinamos diariamente, tanto pela qualidade da apresentação ao público quanto pela segurança. Um voo de demonstração dura de 40 a 45 minutos de pura concentração”, conclui.
Que essa história sirva de inspiração para todos nós! ✨