Fake News à Vista: Papa Leão XIV e a Bandeira ‘Bolsonarizada’ – Será Verdade?

Uma história bizarra tem circulado nas redes sociais, e nós fomos investigar a fundo para você! Prepare-se para descobrir a verdade por trás de um vídeo que viralizou, mostrando um grupo de jovens entregando uma bandeira do Brasil ao Papa Leão XIV. A alegação? Que a bandeira estampava o rosto do ex-presidente Jair Bolsonaro. Mas será que essa história tem um pingo de verdade?

O que realmente aconteceu?

Após uma investigação minuciosa, o Fato ou Fake revela a verdade por trás dessa polêmica. A bandeira entregue ao Papa não tinha nada a ver com Bolsonaro! O vídeo original foi postado no Instagram por um grupo de jovens brasileiros que participaram da canonização de Carlo Acutis, um jovem que ficou conhecido como o primeiro “santo millennial”.

Os jovens entregaram a bandeira ao Papa um dia antes da cerimônia, e a imagem estampada na bandeira era, na verdade, o rosto de Carlo Acutis, e não o de um ex-presidente.

Quem foi Carlo Acutis?

  • Nascido em 1991 e falecido em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia.
  • Devoto de Maria e da Eucaristia, ele usava seus talentos com a tecnologia para evangelizar.
  • Acutis foi canonizado em 2025, se tornando o primeiro santo millenial.

Como a Checagem foi Feita?

A equipe do Fato ou Fake utilizou a plataforma InViD para analisar o vídeo em detalhes, dividindo-o em frames e utilizando o Google Lens para realizar uma busca reversa por cada imagem. Essa técnica permitiu rastrear a origem do vídeo e confirmar que ele havia sido publicado anteriormente na conta do Instagram @carlonizacao, dedicada à canonização de Carlo Acutis.

Conclusão: Não se deixe enganar por notícias falsas! A verdade por trás desse vídeo é muito mais inspiradora do que a alegação enganosa que circulava nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *