Alerta! Jovem de 32 anos revoluciona a luta contra o etarismo: Descubra como!

Você acha que combater o preconceito de idade é só para os mais velhos? Prepare-se para mudar de ideia! Jacynth Basset, uma jovem de 32 anos, está liderando uma verdadeira revolução contra o etarismo com sua plataforma inovadora: “Ageism is never in style” (Preconceito de idade nunca está na moda).

A inspiração para essa iniciativa surgiu quando Jacynth ainda era estudante e viu de perto as barreiras enfrentadas por sua mãe no mercado de trabalho, em uma sociedade que teima em ver o envelhecimento como algo negativo. Mas o que era uma ideia se transformou em um movimento poderoso, ganhando reconhecimento e promovendo campanhas de conscientização impactantes.

A Explosão da Conscientização: O Que Mudou?

Segundo Jacynth, a mudança pode ser lenta, mas quando acontece, ganha uma velocidade impressionante. Inicialmente, ela se frustrava com a falta de interesse no tema, mesmo com dados mostrando o poder de compra crescente da população com mais de 50 anos. Mas, nos últimos anos, a situação mudou drasticamente. E ela aponta os principais motivos:

  • Celebridades e influenciadores que se recusam a se tornarem “invisíveis” por causa da idade.
  • A Covid-19, que escancarou a falta de atenção e cuidado com os idosos.

Da Moda à Mobilização: O Impacto da Plataforma

A plataforma de Jacynth começou focada no universo da moda, mas logo expandiu seu alcance, marcando presença em campanhas de conscientização e mobilização. Um exemplo de sucesso é a hashtag #ILookMyAge (Eu pareço ter a minha idade), que bombou nas redes sociais e foi premiada em 2024.

Outra iniciativa incrível foi a parceria com o Centre for Ageing Better, que resultou na criação de um banco de imagens com editoriais de moda estrelados por mulheres “reais” com mais de 50 anos. É o fim da invisibilidade e o começo de uma nova era!

Quer conferir o acervo? Você pode baixar as fotos gratuitamente no Age Positive Image Library.

A Realidade Nua e Crua: Números Que Chocam

A representação feminina na mídia ainda deixa muito a desejar. Veja alguns dados alarmantes:

  1. 88% das pessoas acreditam que as mulheres com mais de 50 anos são sub-representadas em anúncios, filmes e programas de TV.
  2. 66% das mulheres não se sentem representadas na mídia a partir dos 45 anos.
  3. 55% das mulheres com mais de 18 anos se sentem mal em relação ao envelhecimento por causa da forma como são retratadas.

E não para por aí! Os estereótipos mais negativos incluem mulheres mais velhas usando roupas consideradas “fora de moda”, com cabelos brancos e em situação de solidão.

O Chamado à Ação: Uma Luta de Todos

“Temos que celebrar a beleza, a individualidade e a diversidade do envelhecimento. Apesar das conquistas alcançadas, a batalha está longe do fim. Ainda nos deparamos com expressões como ‘você é jovem por dentro’ ou coisas do tipo. O etarismo é o único ismo que afeta negativamente todos, independentemente de gênero ou classe social, e deveria ser uma luta coletiva”, defende Jacynth.

Está na hora de unirmos forças e combatermos o etarismo em todas as suas formas. Afinal, envelhecer é um privilégio, e todos merecemos ser respeitados e valorizados em todas as fases da vida!

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