Alerta na Paraíba: Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave Disparam em 2025!

Uma onda de preocupação se espalha pela Paraíba com o aumento expressivo de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Até o dia 3 de maio de 2025, foram registrados 306 casos, além de 45 mortes causadas pela Covid-19. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) divulgou os dados alarmantes no Boletim Epidemiológico de Vírus Respiratórios e anunciou um **Dia D de Vacinação** para conter o avanço da doença.

Números que Assustam:

* **306 casos** de SRAG registrados.
* **45 mortes** por Covid-19.
* **17 óbitos** por outros vírus respiratórios.

Além da Covid-19, outros vírus respiratórios também preocupam, com destaque para a Influenza A, que causou mortes em João Pessoa e Campina Grande. Os mais vulneráveis são crianças menores de 5 anos e idosos acima de 60 anos.

Cidades em Alerta Máximo:

1. **João Pessoa:** Lidera o número de mortes por Covid-19 (14).
2. **Campina Grande:** Registra 10 óbitos.
3. **Pocinhos e Santa Rita:** Cada uma com 3 mortes.

Dos 1.266 casos suspeitos de SRAG, 306 foram confirmados por exames. Os principais causadores são: Coronavírus (SARS-CoV-2), Rinovírus e Vírus Influenza A.

Fique Atento! Vírus Circulando Soltos:

O Boletim Epidemiológico aponta que os vírus em maior circulação são: Influenza A, SARS-CoV-2 (Covid-19) e Rinovírus, com maior concentração em:

* João Pessoa
* Campina Grande
* Bayeux
* Santa Rita
* Cajazeiras

Dia D da Vacinação: Sua Chance de Se Proteger!

Atenção, paraibanos! No próximo sábado (10), acontece o Dia D de Vacinação. A Secretaria de Saúde da Paraíba convoca pais, responsáveis e todos os integrantes dos grupos prioritários a comparecerem aos postos de vacinação com documento com foto e caderneta de vacinação em mãos.

Multivacinação: Proteção Completa para Todas as Idades!

Além da vacina contra a Influenza, o Dia D também oferecerá a Multivacinação, uma oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação de todas as idades. Serão 751 pontos de vacinação abertos em todo o estado, com todos os imunizantes recomendados.

A campanha de vacinação começou em 31 de março e vai até 30 de maio. Até agora, foram aplicadas 271.790 doses, com foco nos grupos prioritários, representando uma cobertura de 18,88%.

A meta é alcançar 90% de imunização do público-alvo, que inclui crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes e idosos. Outros grupos, como puérperas, profissionais da saúde, professores, indígenas, quilombolas, caminhoneiros e pessoas com comorbidades, também serão monitorados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *