🚨 Reviravolta nos Pedágios de SP? Tarcísio Pode Surpreender Motoristas! 🚨

Prepare-se para uma possível mudança que pode impactar o seu bolso e o trânsito nas estradas de São Paulo! O governador Tarcísio de Freitas está considerando **rever as concessões de novos pedágios** no interior do estado. Será que essa é a luz no fim do túnel para os motoristas?

Em uma coletiva de imprensa em Lençóis Paulista, Tarcísio expressou sua preocupação em relação aos novos pedágios na região de Sorocaba, com um foco especial em não sobrecarregar os moradores que utilizam as vias diariamente. Mas o que isso significa na prática?

O Que Está Acontecendo?

  • **Revisão à Vista:** Tarcísio de Freitas sinaliza que pode repensar a instalação de novos pedágios.
  • **Preocupação com Moradores:** O foco é evitar custos excessivos para quem usa as rodovias para deslocamentos curtos.
  • **Investimento nas Marginais:** Busca-se investir em melhorias nas vias marginais para garantir fluidez no trânsito.

Entenda a Polêmica dos Novos Pedágios

Em março, a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) aprovou a instalação de **15 novos pedágios** em 8 rodovias nas regiões de Sorocaba e Itapetininga, com previsão de início em abril de 2026. Essa notícia gerou debates acalorados, principalmente em Sorocaba, onde moradores utilizam a Raposo Tavares (SP-270) como via urbana. Imagine ter que pagar pedágio para ir ao trabalho ou fazer compras?

O Sistema *Free Flow*: A Solução ou Mais um Problema?

Os novos pedágios utilizarão o sistema *free flow*, sem cabines físicas. A cobrança será automática, identificando a placa do veículo por câmeras. Atualmente, esse sistema já opera em algumas rodovias, como a Laurentino Mascari (SP-333) em Itápolis e o Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios (SP-099).

Como Funciona a Cobrança?

  • **Pista Duplicada:** R$ 0,20 por quilômetro.
  • **Pista Simples:** R$ 0,16 por quilômetro.

Motoristas terão 30 dias para pagar a tarifa, seja por tags eletrônicas ou pelo aplicativo da concessionária.

O Que Pode Mudar?

O Secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, garantiu que não haverá cobrança nas vias marginais. A ideia é cobrar apenas de quem viaja entre cidades.

Pontos Chave em Discussão:

  1. Como evitar que motoristas usem as marginais para fugir do pedágio?
  2. A isenção para motociclistas será mantida?
  3. Haverá melhorias na infraestrutura das vias marginais para evitar congestionamentos?

A prefeitura de Sorocaba solicitou a ampliação da Rodovia Celso Charuri até Araçoiaba da Serra para desafogar o trânsito na área urbana. Além disso, estuda-se o alargamento de viadutos importantes.

Prepare-se para as Mudanças!

Os pedágios com cabines manuais serão substituídos gradualmente pelo sistema *free flow*. As tarifas já foram reduzidas e terão nova diminuição em abril de 2026, com a instalação completa do novo sistema.

Novos Valores de Pedágio (Free Flow):

  • **Castelinho (SP-75), km 13 (Sorocaba):** R$ 3,41
  • **Raposo Tavares (SP-270), km 79 (Alumínio):** R$ 4,08

Ao todo, serão 15 pedágios *free flow* em 12 rodovias. Confira os novos locais:

  • **Sorocaba:** Celso Charuri (km 4,1), Castelinho (km 3,2), Raposo Tavares (km 86, 95,1 e 101,3)
  • **São Roque:** Castello Branco (km 59,9), Raposo Tavares (km 58,1), Lívio Tagliassachi (km 5,8)
  • **Piedade:** Raimundo Antunes Soares (km 107,9), Bunjiro Nakao (km 91,5)
  • **Salto de Pirapora:** João Leme dos Santos (km 111,6)
  • **Pilar do Sul:** Francisco José Ayub (km 130,6), Nestor Fogaça (km 122,9)
  • **Capão Bonito:** Sebastião Camargo Penteado (km 162,8)
  • **Tapiraí:** SP-79 (km 138)

Fique atento às próximas notícias e prepare-se para as mudanças que virão. Sua opinião é importante: o que você acha dessa possível reviravolta nos pedágios de SP?

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