Atenção, Motociclistas! Descubra Por Que Sua Moto Ficou de Fora da Isenção de IPI!

O governo federal recentemente implementou programas para reduzir impostos sobre carros populares, visando impulsionar o mercado e a sustentabilidade. Mas, e as motos? Por que elas não foram incluídas nessa onda de benefícios?

Prepare-se para desvendar os motivos por trás dessa exclusão e entender como isso impacta você!

O Que Está Acontecendo?

  • O governo lançou o programa Mover e o Carro Sustentável, zerando o IPI para carros compactos com alta eficiência energética.
  • Montadoras já estão anunciando descontos em seus modelos mais acessíveis.
  • Porém, as motocicletas ficaram de fora dessa!

Por Que As Motos Não Entraram na Festa?

A resposta está no Polo Industrial de Manaus (PIM). Entenda:

As motos produzidas no PIM já desfrutam de incentivos fiscais específicos, incluindo a isenção de IPI. Atualmente, 92% das motos fabricadas no Brasil vêm do PIM e já chegam ao consumidor sem esse imposto.

A Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas) argumenta que o programa Mover é incompatível com a política industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM), que possui regras tributárias, ambientais e produtivas próprias.

O Que Dizem os Fabricantes?

A Honda, gigante do setor, reforça a posição da Abraciclo: “Nossas motocicletas já são isentas desse imposto, portanto, nossos clientes já contam com esse benefício”.

A isenção de IPI para motos é garantida pela Constituição Federal e foi mantida pela reforma tributária, que preservou o modelo da Zona Franca de Manaus. Segundo a Abraciclo, esse benefício é para o consumidor final, que tem acesso a um produto mais competitivo.

O Que Mais Está em Jogo?

Milad Kalume Neto, consultor automotivo, levanta outra questão importante: motos exigem investimentos proporcionalmente mais altos para reduzir emissões, devido ao seu menor valor agregado.

  • Motos já poluem proporcionalmente menos que carros 1.0.
  • Alterar a engenharia das motos tem um custo alto em relação ao seu valor.
  • Faltam incentivos à inovação nesses modelos.

O Futuro das Motos no Brasil

Apesar da exclusão do programa Mover, a Abraciclo garante que as fabricantes investem continuamente em pesquisa e desenvolvimento, oferecendo produtos de alta qualidade e tecnologia, além de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região e a preservação ambiental.

Os projetos ambientais das empresas e os empregos gerados ajudam a inibir o desmatamento da floresta.

Conclusão

Apesar de não estarem contempladas no programa Mover, as motocicletas continuam a ser um importante meio de transporte no Brasil, com incentivos fiscais e investimentos em inovação para um futuro mais sustentável.

Fique ligado para mais novidades sobre o mundo das motos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *