🚨 Alerta Imigração: EUA Planeja Monitorar 183 Mil Imigrantes com Tornozeleiras Eletrônicas! 🚨
Você não vai acreditar no que está acontecendo nos Estados Unidos! O Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) está prestes a implementar uma medida drástica: monitorar nada menos que 183 mil imigrantes através de tornozeleiras eletrônicas. 🤯
A informação, que chocou o país, foi divulgada pelo renomado jornal The Washington Post, revelando um memorando interno do ICE com instruções para seus funcionários aumentarem drasticamente o número de estrangeiros rastreados. Atualmente, esse número é de “apenas” 24 mil.
O Que Está Acontecendo?
Segundo o memorando, todos os inscritos no programa Alternativas à Detenção (ATD) deverão ter o equipamento instalado “sempre que possível”. Imagine ter sua liberdade cerceada dessa forma, mesmo aguardando a resolução de seu caso de imigração…
Detalhes do Plano:
- Escopo Ampliado: 183 mil migrantes adultos inscritos no ATD serão monitorados.
- Intensificação da Vigilância: A ordem é aumentar o nível de supervisão com monitores de tornozelo com GPS e aumentar os requisitos de denúncia.
Por Que Isso Importa? 🤔
A medida gerou críticas e preocupações, tanto de imigrantes quanto de seus defensores. As tornozeleiras são consideradas:
- Desconfortáveis: Fisicamente incômodas de usar.
- Estigmatizantes: Impõem um estigma social desnecessário.
- Invasivas: Violam a privacidade de indivíduos, muitos sem antecedentes criminais.
Laura Rivera, da Just Futures, alerta: “Esta ferramenta ampliará o alcance do governo para centenas de milhares de pessoas, transformando comunidades e lares em gaiolas digitais.” 😨
💣 Mais Uma Bomba: Dados de Saúde de Imigrantes Entregues ao ICE! 💣
Como se não bastasse, o governo de Donald Trump (isso mesmo, a notícia é de 2025, mas as políticas…) está fornecendo ao ICE dados pessoais de todos os beneficiários do Medicaid, o programa de saúde pública dos EUA. A Associated Press teve acesso ao acordo de transferência de dados, revelando que:
- Informações Detalhadas: Nomes, endereços, datas de nascimento, etnias, raças e números do Seguro Social serão compartilhados.
- Rastreamento Facilitado: Agentes poderão identificar e rastrear imigrantes que residem ilegalmente no país.
Consequências Alarmantes
Congressistas e funcionários do Medicaid contestam a legalidade da medida, alertando para o pânico generalizado entre pessoas que buscam atendimento médico emergencial. Afinal, quem se sentirá seguro ao procurar ajuda se seus dados forem entregues à imigração?
Em Resumo:
As recentes ações do governo dos EUA intensificam a repressão à imigração ilegal, transformando hospitais e comunidades em potenciais armadilhas. Resta saber quais serão os próximos capítulos dessa história… 😟