Emprego Bomba em Mato Grosso! Taxa de Desemprego Despenca e Estado Surpreende o País! 🚀
Prepare-se para uma notícia que vai aquecer o seu dia! Mato Grosso acaba de cravar um resultado INACREDITÁVEL na geração de empregos. Os dados mais recentes do IBGE revelam que o estado alcançou a terceira menor taxa de desemprego do Brasil no segundo trimestre de 2025. É isso mesmo! Apenas 2,8% da população mato-grossense está buscando uma oportunidade de trabalho.
Isso significa que, entre abril e junho, apenas 58 mil pessoas estavam desempregadas em Mato Grosso. Um número que coloca o estado em destaque nacional, ficando atrás apenas de Santa Catarina (2,2%) e Rondônia (2,3%).
📉 Queda Expressiva no Desemprego: O Segredo do Sucesso de MT
Mas as boas notícias não param por aí! Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o desemprego em Mato Grosso despencou 14,8%, representando uma redução de 10 mil pessoas em busca de trabalho. E tem mais: essa é a menor taxa de desemprego registrada no estado nos últimos três anos! Confira o gráfico abaixo:
[Gráfico da taxa de desemprego em Mato Grosso de 2022 a 2025]
🏙️ Cuiabá Também Celebra Queda no Desemprego
A capital mato-grossense também tem motivos para comemorar. Cuiabá registrou uma queda significativa na taxa de desemprego, que passou de 4,9% no segundo trimestre de 2024 para 3,6% no mesmo período de 2025.
📊 Panorama Nacional: Desemprego em Queda em 18 Estados Brasileiros
O Brasil como um todo também apresentou um cenário positivo no mercado de trabalho. A taxa de desemprego no país recuou para 5,8% no segundo trimestre de 2025, o menor patamar desde 2012. E a boa notícia se espalhou por 18 estados brasileiros, que também registraram queda no desemprego. Veja a lista:
- Estados com Queda no Desemprego: Santa Catarina (SC), Goiás (GO), Espírito Santo (ES), Rio Grande do Sul (RS), Mato Grosso do Sul (MS), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Ceará (CE), Maranhão (MA), Alagoas (AL), Amapá (AP), Piauí (PI), Paraíba (PB), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Bahia (BA), Amazonas (AM), Rio Grande do Norte (RN).
- Maiores Taxas de Desemprego: Pernambuco (10,4%), Bahia (9,1%) e Distrito Federal (8,7%).
🤔 O Que Explica Esse Cenário Positivo?
Segundo William Araújo, pesquisador do IBGE, o mercado de trabalho brasileiro tem se mostrado resiliente e capaz de absorver a mão de obra disponível. Esse cenário tem impulsionado o aumento do emprego formal e a redução da informalidade no país.
E você, o que achou dessa notícia? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua opinião!