Caos Aéreo em Santa Catarina! 😱 Entenda o que Aconteceu e Como Isso te Afeta!

Uma pane no sistema de comunicação da Força Aérea Brasileira (FAB) causou um verdadeiro caos nos aeroportos de Santa Catarina nesta segunda-feira (18). Se você tinha planos de voar, prepare-se, pois a situação impactou diversos voos e passageiros. 🤯

Impacto nos Voos:

Até as 12h30, o Aeroporto Internacional de Florianópolis, o principal do estado, já contabilizava 10 voos afetados. A Zurich Airport Brasil, responsável pela administração do aeroporto, informou que as decolagens foram suspensas entre 10h33 e 11h29, gerando atrasos e transtornos.

  • O que fazer? Se seu voo foi afetado, a recomendação é procurar imediatamente a companhia aérea para obter informações e remarcações.

A Falha na Comunicação: O Que Sabemos? 🤔

A RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, revelou que o problema ocorreu devido a uma falha na comunicação entre o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), localizado em Curitiba (PR), e os aeroportos. Essa central é crucial para o controle do tráfego aéreo na região.

Outros Aeroportos Afetados:

Além de Florianópolis, os aeroportos de Joinville e Navegantes também sofreram com os impactos da pane.

  • Navegantes: O voo 1269 da Gol atrasou 50 minutos, enquanto o voo 3272 /3273 da Latam foi cancelado em Congonhas (SP).
  • Joinville: O voo 33101 da Latam foi cancelado, e o voo 4334 da Azul também enfrentou atrasos.

O Que é o CINDACTA e Qual Sua Importância? 🤓

O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA) é um órgão essencial da Força Aérea Brasileira, com quatro unidades espalhadas pelo país. Sua principal função é gerenciar o tráfego aéreo e a defesa aérea nas áreas sob sua responsabilidade.

CINDACTA II: O Coração do Controle Aéreo no Sul

Sediado em Curitiba, o CINDACTA II é responsável pelo controle e gerenciamento do espaço aéreo da Região Sul e áreas adjacentes. Ele oferece serviços vitais como gerenciamento de tráfego aéreo, defesa aérea, informações aeronáuticas, meteorologia aeronáutica, telecomunicações aeronáuticas, além de busca e salvamento.

Atualmente, o CINDACTA II supervisiona a Região de Informação de Voo (FIR) que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e partes de São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Espírito Santo.

Fique atento às atualizações e verifique o status do seu voo antes de se dirigir ao aeroporto. 😉

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