🚨URGENTE: Zoológico de Piracicaba corre risco?! Entenda a cobrança do MP e o futuro dos animais!🚨
O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) está cobrando explicações urgentes da prefeitura de Piracicaba (SP) sobre o atraso nas melhorias prometidas para o zoológico da cidade. Prepare-se, pois o futuro do nosso amado zoo está em jogo!
Desde 2021, um acordo crucial, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), foi firmado entre a prefeitura e o MP. Esse acordo previa reformas essenciais para:
- Áreas de cambiamento (os bastidores dos recintos)
- Manutenção rigorosa dos recintos
- Melhorias no manejo dos animais, garantindo seu bem-estar
- Estrutura digna para trabalhadores e visitantes
Mas o prazo final para essas transformações era o fim de 2022! E agora?
O que está acontecendo? 🤔
O Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) determinou as melhorias, mas o tempo passou e nem tudo foi cumprido. A promotora Alexandra Faccioli Martins revelou que a prefeitura teve a chance de renegociar o acordo para evitar multas, mas mesmo assim…
“Houve a necessidade de elaboração de um projeto por equipe especializada em Zoológicos e os valores foram superiores aos inicialmente previstos. Depois, o ano eleitoral comprometeu a realização de licitação. Enfim, agora esse projeto precisa ser finalizado com urgência e as obras de revitalização executadas”, explica a promotora.
O g1 procurou a prefeitura para saber em que pé está a situação, mas não obteve resposta. Que mistério!
O que o MP exige? 📃
A promotora quer um Plano de Ação e um cronograma detalhado para resolver as pendências. Esse plano precisa incluir:
- Projeto de Revitalização: Detalhes sobre o andamento da modernização do zoológico, incluindo a contratação de empresas e o termo de referência.
- Recursos Financeiros: Um orçamento claro para as obras, com prazo de conclusão até o fim da atual gestão.
- Enriquecimento Ambiental: As medidas que a equipe do zoo está tomando para melhorar a vida dos animais.
O que esperar do Zoológico de Piracicaba? 🦁🐒🐻
O zoológico é um lar para animais resgatados do tráfico, vítimas de acidentes e espécies nascidas em cativeiro. Atualmente, 53 espécies vivem lá. A Secretaria de Agricultura informou que dos 66 recintos, alguns estão vazios, em reforma ou desativados, devido a óbitos, mudanças no plano de manejo e transferências para santuários.
A secretaria afirma: “As transferências desses animais foram realizadas com o objetivo de garantir mais qualidade de vida e bem-estar, além de manter a ressignificação do Zoológico como ambiente de educação ambiental e preservação da fauna nativa.”
Fique ligado para mais informações sobre essa história! O futuro do Zoológico de Piracicaba está em nossas mãos. 🐾