Rio Branco Respira Aliviada: Abastecimento de Água Começa a Normalizar!
Após cinco longos dias de apreensão, a população de Rio Branco, no Acre, começa a ver a luz no fim do túnel! O abastecimento de água, que estava comprometido desde a última quinta-feira (17), finalmente está sendo normalizado. A Estação de Tratamento de Água II (ETA II) já opera a todo vapor, captando 1.020 litros por segundo. E a boa notícia não para por aí: a expectativa é que a ETA I volte à sua capacidade total ainda hoje!
Saerb Informa: A Retomada Gradual do Abastecimento
O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) comunicou que, embora a situação esteja melhorando, alguns bairros ainda deverão esperar até quarta-feira (23) para terem o abastecimento completamente normalizado. Mas calma, a água já começou a chegar em diversas regiões! Confira a lista:
- Adalberto Sena
- Xavier Maia
- Vanderlei Dantas
- Loteamento Céu Azul
- Residencial Juruá
- Residencial Envira
- Reserva do Bosque
- Bairro Novo Cruzeiro
- Regional do Calafate
- Portal Ipê
- Chácara Ipê
- Ufac
- Into
- Universitário
Fique Atento! O Cronograma de Normalização
Para que você possa se planejar, o Saerb divulgou o cronograma de normalização do abastecimento para os próximos dias:
- Terça-feira (22): Água chegando em Placas, Raimundo Melo, Rua Joaquim Macedo, Oscar Passos ll, Reserva do Bosque, Regional Central da Cidade, parte alta da Base, Morada do Sol e Adalberto Aragão.
- Quarta-feira (23): Abastecimento normalizado em Tancredo Neves, Alto Alegre, Vila Nova, Loteamento Novo Horizonte, Sta Mônica, Reserva do Bosque, Bairro Novo Cruzeiro e Conjunto Mulateiro.
A paralisação da ETA I, causada pelo acúmulo de balseiros (conjunto de plantas aquáticas e outros detritos) próximo à bomba de captação no Rio Acre, foi um duro golpe para a população. A situação se agravou com a ETA II, que também teve sua captação comprometida pela elevação do nível das águas.
Um Sistema em Crise: Entenda o Que Aconteceu
Infelizmente, o sistema de abastecimento de água de Rio Branco tem enfrentado desafios constantes nos últimos anos. As duas estações de tratamento, ETA I e ETA II, têm apresentado falhas recorrentes desde março de 2024. A ETA II, responsável por abastecer grande parte da cidade, já sofreu com o desabamento de parte de sua estrutura em julho do ano passado.
Em março deste ano, a enchente do Rio Acre causou a paralisação das duas estações, deixando 300 mil pessoas sem água. A situação caótica mobilizou o governo federal, que anunciou o envio de R$ 9,5 milhões para a compra de bombas e a reconstrução da ETA II.
ETA I: A Outra Face da Moeda
A ETA I, responsável por abastecer os 40% restantes da cidade, também não escapou dos problemas. Um deslizamento de terra e o arrasto da bomba flutuante pela correnteza do Rio Acre foram alguns dos percalços enfrentados pela estação.
Apesar de todos os desafios, a normalização gradual do abastecimento de água em Rio Branco é um alívio para a população. Fique de olho no cronograma e prepare-se para receber a água em sua casa!